Brasil X Noruega - algumas curiosidades



Primeiro, eh necessario dizer que nao procede essa historia de que europeu eh frio... da mesma forma que o Brasil nao tem apenas carnaval... Os noruegueses sao educadissimos, absolutamente respeitadores e abrem o coracao para a calorisidade brasileira!
Seguem algumas curiosidades e peculiaridades sobre a Noruega e sobre minha viagem.
- Como sabem, o voo eh muuuuuito longo. De Brasil a Amsterdam, viajamos pela KLM, mais de 11 horas, depois fizemos a conexao para Bergen. Havia muitas opcoes de filmes no voo. Assisti a O diabo veste Prada, Vick Cristina Barcelona, ouvi muitas musicas... Curti as comidinhas do aviao e, qnd pensei que nao ia ter mais nada (ja tinha lanchado, jantado...) serviram ice cream.
- Por falar em ice cream, vale a pena experimentar o sorvete de massa de Bergen! Curti o de plomme (uma fruta de sabor fresco que combinaria com o Brasil) e o de valnott (nozes).
- O pessoal aqui costuma jogar o papel higienico no vaso sanitario, por isso, podemos encontrar banheiro que nao tem cesto de lixo. A gente que eh do Brasil estranha bastante. Vale lembrar que as descargas aqui sao bem mais potentes tb...
- Em Bergen, eh costume tirar os sapatos para entrar nas casas e o pessoal leva isso muito a serio. Acho um costume legal, bem higienico! Eu e o Ronaldo fazemos isso em casa, usamos chinelinhos... Mas o legal eh que as casas aqui tem um espaco especial para guardar os casacos e os sapatos das visitas. Poderiamos implantar isso no Brasil e disponibilizar umas pantufinhas para as visitas, que tal?
- Estamos em summer time, com 5 horas de diferenca do Brasil, para mais. Estamos bem pertinho do polo norte! Aqui, escurece bem tarde, quase as 11 da noite e o sol nasce cedo. Mas no inverno a noite comeca as 4h30 da tarde...
- Eu me adaptei facil com a alimentacao daqui, pois gosto de peixe, especialmente salmao. Mas precisei me acostumar com o salmao cru. Evito o camarao, pois jah tive alergia. Aqui come-se pepino e tomate no cafe da manha, entre outras coisas, como o Brown Cheese, que eh um queijo com cara de doce de leite. E consomem muito pouco acucar, cha e cafe sao basicamente servidos sem acucar. Alias, nos perguntaram: como vcs tem dentes bons consumindo tanto acucar?
- Todo mundo tem maquina de lavar louca por aqui... E as casas sao muito limpas especialmente porque nao tem poeira, jah que o solo eh rochoso.
- Eu fiquei maravilhada com os fiordes e as aguas limpidas do mar daqui. Mas logo percebi que faltavam as praias (mas dizem que existem algumas por aqui, embora diferentes do Brasil). E o nosso Sol brasileiro tb... O solo daqui eh rochoso, nao tem areia. Nao eh tao produtivo para plantar. Por isso, foi depois que descobriu o petroleo que esse pais ficou rico. A Noruega nao tem o solo riquissimo que temos no Brasil, mas teve a capacidade de se tornar o primeiro pais em Indice de Desenvolvimento Humano com o que encontrou, o petroleo. E o Pais soube usar isso com sabedoria e honestidade, por isso cresceu.
- Eh incrivel como olhar para o mar na Noruega eh igualzinho a olhar para um globo ou mapa-mundi. Eh tudo azulzinho com pedacos de rocha no meio. Parece que estamos olhando a Terra de longe, o que me fez me sentir praticamente uma astronauta. Depois de vir para a Noruega, posso embarcar no prox. voo com o Marcos Cesar Pontes...
- Ninguem eh perfeito, por isso, nos brasileiros, nao podemos perder nossa auto-estima. Cada pais eh muito especial, a sua maneira...

PS: sem acentos, pois estou em teclado noruegues, ok?
Postado em meu blog do UOL em: 27.05.2009 (From Norway)

Comentários

  1. Outras curiosidades que vc deve ter percebido, é que todo mundo bebe agua diretamente da torneira.... e os policiais não carregam armas de fogo. Conheci Oslo e adorei.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Passando por alguns blogs encontrei o seu e achei interessante a postagem sobre a Noruega. Parabéns! Oportunidade única conhecer culturas como essa. Tenho vontade de conhecer mas tenho uma dúvida, qual é a língua falada aí? Vi no site que é norueguês, mas com inglês da pra desenrolar?
    Fiquei curioso pra saber se é difícil. Depois passo aqui pra vê sua resposta ok! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Rodolfo, é norueguês, mas dá para se virar bem com o inglês, sim! Em geral, todos por lá dominam o idioma. Ao que parece - inclusive conversando com brasileiras que vivem na Noruega e aprenderam o norueguês - , embora o vocabulário da língua nos soe "estranho", a sintaxe não é tão complexa. Desculpe não ter respondido antes... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. vou fazer intercâmbio lá, e foi muito bom saber dessas coisas, melhor ainda pra quem vai ter o choque de passar um ano inteiro com os costumes de lá :D

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Matheus! Passe para contar depois sobre suas experiências na Noruega.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Prof, só agora vi esse post e achei super interessante!! To pensando até em fazer algo parecido no meu blog, porque esse tipo de compartilhamento é muito produtivo por vários motivos.
    O que achei mais legal é que a Noruega, segundo o que você descreve, é muito parecida com a Bélgica, lugar onde morei por 3 meses. Pessoas muito gentis e engraçadas (e nem de longe 'frias'), papel no vaso sanitário (e dois tipos de descarga: um para líquido e outro para 'sólidos' rsrs), a surpresa deles em ver o quanto de açúcar eu consumia (me sentia uma aberração, mas eles têm donuts deliciosos e waffles!), morangos pequenininhos e docinhos (sem agrotóxicos e tirados de um vasinho no quintal da casa!), espacinho para pendurar casacos e tirar sapatos antes de entrar na casa, e assim por diante! Certamente uma experiência que vai ficar pro resto das nossas vidas...
    É legal como ficamos encantados com os modos e a vida de um país de 1° mundo... e ainda assim, voltamos ainda mais orgulhosos de sermos brasileiros, né? ^^
    Bjim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kart In Jaguaré - Perigo!

Cabeça de bacalhau

E nos casamos...