Jornalismo na Noruega


No Estudio da NRK, uma rede de broadcasting norueguesa que produz conteudo para TV, Internet e Radio.

Tenho tido a oportunidade de conhecer alguns veiculos de comunicacao aqui na Noruega: em Bergen, Askøi, Stavanger... Eh muito interessante ver como a profissao funciona em outro pais.
Aqui, o diploma nao eh exigido para exercer a profissao. Mas, como o mercado eh competitivo, todo mundo tem ampla formacao. TODOS os jornalistas dos veiculos em que estive ate agora tem formacao superior, em jornalismo ou outra area de Humanas, como sociologia.
As pessoas gostam muito de noticias locais, e os jornais procuram ser o mais local possivel. Mesmo os jovens gostam de ler o jornal local no papel. Em Askøi, o editor me contou que eh muito comum as pessoas comprarem o jornal para lerem durante a travessia de Ferry Boat. Coluna social eh muito popular aqui tb. A profissao de jornalista pode nao ser a mais bem remunerada, mas em um jornal local o salario fica em torno de 300 mil Kronas Norueguesas por ano - aproximadamente, 8.300 reais por mes. Eh certo que na Noruega as coisas sao mais caras, mesmo assim, eh bem melhor que no Brasil. E esses jornais locais nao costumam ser diarios, tem mais ou menos 3 edicoes por semana, o que faz com que a vida de jornalista aqui nao seja a loucura que eh no Brasil. Tenho um montao de novidades para contar para meus alunos!!!!
Ja que falamos em salarios, seguem algumas curiosidades sobre os custos na Noruega:
- uma diaria em hotel 5 estrelas: 4500 Kronas (aprox. 1500,00 reais)
- Big Mac: 90 Kronas (Aprox. 30,00 reais)
- Leite Condensado em mercadinho com produtos internacionais: 24 Kronas (8 reais)
- Um ice capuccino brasileiro (!!!) : 50 Kronas (16 reais)
- Ice cream em massa (uma bola) : 40 Kronas (13 reais)
- Souvenirs: muito dificil achar um chaveirinho por menos de 60 Kronas (ou 20 reais)
- Agora, pasmem: para tirar habilitacao para motorista custa basicamente 7 mil reais! E os carros aqui sao muito caros, estacionamentos mais ainda. Um dos objetivos eh incentivar o uso de bicicleta.
- Os salarios, evidentemente, sao melhores. Visitamos uma importante fabrica de construcao de navios (Vicking) em Askøy, onde o salario dos operarios eh de 150 Kronas (ou 50,00 reais) por hora. Tem muito estrangeiro trabalhando no mercado de peixe porque eh muito vantajoso.
- Litro de gasolina: quase 12 Kronas
- Latinha de coca-cola no mercado : 13,50 Kronas (aprox. 4,50 reais)
- Restaurante: uma sopa de peixe para uma pessoa fica em torno de 150 Kronas (50 reais).

OBS.: estou na Noruega em Intercambio de Estudos patrocinado por Rotary.
Postado em meu blog do UOL em: 27/05/2009 (From Norway)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...