Brasileira de destaque


Aos 38 anos, Fernanda Viégas é uma das mulheres mais influentes da tecnologia

Matéria do Terra fala sobre brasileira que se destacou na área de design gráfico, a ponto de ser incluída na lista de mulheres mais influentes do mundo da tecnologia, pela revista FastCompany.(http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4415181-EI4802,00-Conheca+Fernanda+Viegas+brasileira+que+e+a+senhora+planilha.html)

Segundo a reportagem, antes de optar por esta profissão, Fernanda Viégas estudou Linguística e Engenharia no Brasil, sem concluir os cursos. Posteriormente, foi para os Estados Unidos e, durante o doutorado cursado no MIT, criou o Themail - "projeto que transformava e-mails em formas de contar histórias visualmente". Atuou no projeto Many Eyes, da IBM e, atualmente, toca o próprio negócio, a Flowing Media.

Acho bacana quando alguém tem coragem de largar as coisas para trás e correr atrás da verdadeira vocação. Eu sou mais teimosinha, gosto de concluir o que começo. Penso que o importante seja buscar o equilíbrio: não largar tudo pela metade, mas também não insistir em algo que não traz satisfação genuína. Contraponto difícil. Fernanda traçou e retraçou caminhos com a garra de uma empreendedora.

A propósito, como comenta comigo a amiga Fabiana Miqueletti, é possível suspeitar que a Linguística pode ter contribuído com a percepção de representação desenvolvida por Fernanda no design gráfico. De certa forma, nada é totalmente perdido.

Veja o que Fernanda Viégas diz em entrevista sobre sua formação:
"A verdade é que teria sido bem legal poder ter feito isso no Brasil, sem ter que estar longe da minha família. Só saí do Brasil porque o sistema educacional não bateu com a minha indecisão - como eu não sabia exatamente o que queria estudar, entrei e saí de várias universidades sem me achar. O esquema americano, no qual você pode mudar de ideia enquanto está na universidade, foi o que acabou funcionando para mim."


Para Fernanda, é possível criar um gráfico sobre quase tudo. Este mostra que perguntas simples retratam a curiosidade humana.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI122327-EI4795-FI1522711,00.html

Comentários

  1. É realmente demais.
    Eu assisti a palestra dela no TEDxSao Paulo ano passado. Inclusive tem um video da palestra aqui: http://www.tedxsaopaulo.com.br/fernanda-viegas/

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!! Passando por aqui como um vampiro (ou um lobisomem para satisfazer o gosto da Lili... hehehe). Adorei este post e me identifiquei com o que vc escreveu sobre não gostar de deixar as coisas sem terminar. Eu tb sou assim, mas, realmente, às vezes, é preciso mais coragem pra gente, né? Ando refletindo bastante sobre isso ultimamente... Antes, preciso encontrar o meu foco... o que é bem difícil para uma pisciana, vc sabe... Superbeijo e até amanhã!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kart In Jaguaré - Perigo!

Cabeça de bacalhau

E nos casamos...