Meu jeito de vuvuzelar


Quando um carro corta a minha frente sem dar seta, eu buzino. Se passa no sinal vermelho, buzino. Coisa errada no trânsito, costumo buzinar. Só isso. Não xingo, mais nada. Não é um gesto premeditado, é o reflexo de apontar que uma regra importante foi rompida, que o desrespeito ocorreu, que o direito do outro foi podado. Meu marido pede que eu não buzine. Que um dia alguém pode estar bêbado, etc. Eu quero ouvi-lo. Já o ouvi. A razão ouviu. O reflexo precisa ser treinado. Uma amiga contou que se tornou muito mais contida no trânsito quando engravidou. Faz sentido: a responsabilidade por um outro ser.
Quando presencio injustiça, incoerência ou desrespeito de palavras, meu jeito de buzinar é um protesto fundamentado, teorizado. Ah, aquarianas... que queriam poder mudar o mundo ainda que não se entendam com seus cachos, que, cada dia, amanhecem de um jeito. No entanto, há situações em que simplesmente me calo. Me calo não por timidez muito menos por falta de argumentos. Me calo porque seria como falar uma outra língua, como um diálogo de surdos. Este pode ser um "sofrimento" de analista de discurso: enxergar de fora as formações discursivas divergentes - cada interlocutor, adepto de uma ideologia, não vai se render à outra, a não ser que tenha um coração grande. Mas eu não gosto de me calar, é como engolir todo o meu potencial. E, quem sabe, por isso eu buzine no trânsito.
Até não gosto do som das vuvuzelas. Mas, como Rosseau, sou obrigada a defender o direito de dizê-las.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por que será que tantos de nós nos sentimos os "justiceiros no trânsito", né? Eu tb não resisto a uma cara feia para aquele que comete algum erro na pista, mas fui surpreendida outro dia por um senhor que, ao invés de me recriminar por uma barbeiragem q eu fiz, sorriu e murmurou um "Acontece!" para mim. Detalhe: eu tinha acabado de bater no carro dele. Minha sorte é q eu devia estar a 5 por hora, estava apenas dando ré para entrar em uma vaga, e o estrago foi mínimo, mas ainda assim... será que eu teria a nobreza daquele homem de compreender que acidentes e erros acontecem? Não. Com certeza teria feito uma cara feia e pensado "Pois é... mais um babaca nas ruas de Bauru!" Oo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...