Jornalismo na Escuela de Periodismo de Pontificia Universidad Católica de Chile




A Escuela de Periodismo de Pontificia Universidad Católica de Chile (comunicaciones.uc.cl), já num primeiro momento, causa impressão muito positiva pela sua estrutura.
Meu contato inicial foi com o diretor da Escuela de Periodismo da Facultad de Comunicaciones, professor Gonzalo Saavedra. 


Durante a visita, fui acompanhada por uma equipe de professores da Escuela de Periodismo de Pontificia Universidad Católica de Chile, composta por: professor Cristóbal Edwards, director académico de Magíster en Prensa Escrita; professora Paulina Bakovic, subdirectora de asuntos estudiantiles de la Facultad de Comunicaciones; professora Marisol Pinochet, coordinadora académica de la Escuela de Periodismo;  professor de televisión Sebastián Alaniz.

          Nesta foto, professor Sebastián Alaniz, eu, professora Marisol Pinochet e professora Paulina Bakovic

Trocamos ideias sobre os cursos de jornalismo e nos foram apresentadas as dependências da Escuela de Periodismo, que conta com laboratórios de redação (semelhantes aos nossos brasileiros); algumas salas pequenas para uso individual ou em pequenos grupos para edição de áudio e imagem (as pequenas ilhas de edição de TV são um diferencial); estúdios de rádio; estúdio de TV em tamanho padrão, com switch e ilha de edição convencional; um estúdio maior (realmente muito bonito e do qual a equipe tem bastante orgulho), que é utilizado para gravação de trabalhos mais elaborados, como entrevistas e documentários. 

          Laboratório de redação
          Abaixo, laboratórios de TV



O grande estúdio é a menina dos olhos:



O estúdio menor (o que não significa pequeno) também é bastante estruturado:


Ilhas de edição privativas para trabalhos dos estudantes:


 Laboratórios de Rádio:



Assim como no caso das universidades públicas que visitamos, o curso de Jornalismo da Universidad Católica também conta com disciplina relacionada à expressão oral, “habilidades comunicativas orales”, com foco no uso eficiente e criativo do corpo e da voz. Fomos informados de que existe uma contribuição da Escuela de Artes para ministrar essa disciplina, porém o professor Sebastián Alaniz, de televisão, também está habilitado para o tema.
A equipe, e particularmente o professor Sebastián Alaniz, elogiou bastante a iniciativa da TV Digital Unesp. Há interesse em implementar um projeto semelhante por lá.

A grade curricular do curso de jornalismo da Universidad Católica de Chile pode ser acessada através deste link.

O reconhecimento da boa estrutura desta universidade não deve implicar a ideia de que não haja preocupação com o conteúdo. Prova disso é que a Universidad Católica de Chile ficou em segundo lugar no ranking de melhores universidades latino-americanas de 2013, atrás apenas da USP-São Paulo.

* Realizei visitas técnicas em universidades chilenas durante o mês de julho de 2013, quando também tive oportunidade de conhecer um pouco da cultura do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...