Oceanário de Lisboa

Cores do mar

É certo que há muitos lugares históricos e tradicionais a conhecer em Lisboa, mas asseguro que vale muito a pena dedicar um momento ao Oceanário.

É simplesmente lindo ver tantas espécies marítimas, tantas cores; emocionante ver as lontrinhas nadando de costas.

Trata-se de uma excelente opção de passeio para quem viaja com crianças; para elas, certamente será um dia empolgante e inesquecível. Mas também para casais apaixonados, grupos de amigos ou qualquer um que não tenha perdido a criança dentro de si.

Resista ao encanto das Lontras se for capaz! 
Elas nadam de costas e abrem a boquinha para o alimento entregue pelo tratador


Se o Acqua Mundo do Guarujá já é bem legal, imagine o oceanário de Lisboa, que é o segundo maior do mundo, com espécies representantes de todos os oceanos e ambientes cuidadosamente reconstituídos!!!

O slogan do Oceanário é "Sempre diferente". Afinal, além da exposição permanente, sempre tem uma novidade. Quando estivemos lá, em dezembro de 2013, a exposição temporária era sobre Tartarugas-Marinhas.

Encontrando Nemo

Não vai faltar vontade de trazer uma lontrinha para casa. O bom é que pode adotar uma de pelúcia! Mas, prepare-se: os bebês lontras comem bastante!

Adoção

Falando sério, segundo o Guia Oceanário de Lisboa, essa espécie fofinha tem um "apetite voraz" e se alimenta à base de camarão, sapateira, amêijoa e lula. Mas isso tem uma boa explicação! É que as lontras-marinhas não possuem camada de gordura sob a pele e, assim, para manter a temperatura constante, precisam consumir cerca de 25% do seu peso. Seria como se um adulto de 60 quilos se alimentasse de... 15 quilos de comida por dia!

É por não possuir essa camada adiposa que as lontrinhas cuidam muito bem do seu pêlo, essencial para sua sobrevivência. Elas espalham nele uma gordura, produzida na epiderme, para torná-lo impermeável, facilitando a flutuação. Ou seja, enquanto as bichinhas nadam com aquela cara de preguiça, estão também realizando um cuidado essencial.

Se estiver com tempo, aproveite para explorar a região da Estação Oriente, que fica próxima ao Oceanário e tem outras atrações por perto, inclusive um grande shopping.


Arredores do Oceanário, em Lisboa


Aposto que você vai adorar desvendar outros mistérios do fundo do mar!

É, os mares sempre despertaram um encanto especial nos portugueses...

* * *

Texto de Érika de Moraes
Fotos: arquivo pessoal de Érika & Ronaldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...