La nieve - Farellones y Valle Nevado

Toda criança, inclusive a criança que vive em cada adulto, merece ter um momento para brincar com a neve.
Meu primeiro encontro com a neve foi na Noruega. Mas, como era primavera, só havia neve no alto da montanha, o resquício da neve do inverno.

Então, no Chile, em julho de 2013, foi a primeira vez que vi neve novinha, caindo, em flocos! E posso dizer que é diferente: é uma neve mais macia, fofinha.

Nosso passeio foi até as estações de esqui Farellones e Valle Nevado. A primeira é mais antiga, enquanto a segunda, mais recente, fica em um cenário lindo (por ser mais alto) e mais desafiador para quem pretende esquiar.

Traje de neve



Cenários branquinhos que encantam!









Não se engane. A neve é legal, mas é beeem gelada. Pelo menos o meu coração brasileirinho pediu para ficar bem aquecido. Recomendo traje de neve completo por cima da roupa comum: casaco impermeável; calça impermeável (por cima de jeans e meia); luvas impermeáveis; botas de neve. Até para poder se molhar à vontade na neve. É só começar a subir a montanha que você percebe o quanto esfria! Por isso, no começo do passeio, há uma parada na loja especializada para alugar os trajes. Não é muito barato, mas é necessário.
Minha irmã tinha me emprestado o casaco e as luvas de neve (é que ela ainda sonha em morar na neve, rsrs) e a nossa amiga chilena emprestou um casaco para Ronaldo, então, só precisamos "completar" o figurino. (Comprar o casaco de neve em São Paulo pode sair o dobro do preço do aluguel, ou seja, pode compensar. O difícil é carregar tudo na mala) E é claro que a gente vai querer pegar a neve na mão... mas tem que ser rapidinho e logo retornar a luva, senão os dedinhos congelam (Ronaldo sofreu para tirar minhas fotos, já que neste dia chovia flocos e estava particularmente frio - e liiiiiiiiinnndo!!!!).


Para chegar até a neve, a estrada é montanhosa, íngreme, sinuosa e pode ser escorregadia conforme cai a neve, daí a importância de um motorista experiente, que saiba o momento adequado de colocar as correntes de neve nos pneus do veículo. No percurso, vimos alguns veículos "atolados" por falta de habilidade do condutor.

E eis o Valle Nevado!!!





E quando neva no vale, vale tudo! Rolar na neve, dar beijinho de esquimó...



Este hotel aí é para minha irmã, que quer passar uns 5 dias no alto com a neve:

Vale Nevado Ski Resort Chile


Branquinho só, branquinho...


E eu deixei minha marca na neve!!!!


E, por fim, um clique especial com a simpática guia brasileira Christyna - que tem uma bela história de amor com... o Chile :)


E a turma toda da van, incluindo um baby na barriga da Deise :)


Serviço:
Nosso hotel indicou a agência Best Tour. Consideramos uma ótima relação custo-benefício, pois trabalham com grupos pequenos (estávamos em 4 casais) e o motorista, Eduardo, era bastante experiente e habilidoso.

Texto: Érika de Moraes
Fotos: arquivo pessoal de Érika & Ronaldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...