Na Mochila: Paixão pelos livros
Matéria da jornalista Rose Araújo sobre leitura para crianças, publicada na Revista Na Mochila (ed. 35, 2014).
Participei como entrevistada.
Registro na íntegra, a seguir, a entrevista que concedi à Rose.
Participei como entrevistada.
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Registro na íntegra, a seguir, a entrevista que concedi à Rose.
Por que os pais
devem incentivar a leitura desde cedo?
O papel dos pais é fundamental, ainda mais porque o mundo
atual é repleto de estímulos multimidiáticos, o que pode dificultar o interesse
pela leitura mais atenta, concentrada. Aos pais cabe esse desafio de ajudar os
filhos a encontrarem um ponto de equilíbrio entre os diversos interesses, sem
deixar de lado este hábito tão importante que é a leitura. E é na primeira
infância que importantes habilidades são assimiladas, interesses são
solidificados. Não é impossível, mas é bem mais difícil despertar o interesse
pela leitura em um adulto que não vivenciou essa experiência na infância, que
não teve o privilégio de associá-la a uma atividade prazerosa e enriquecedora.
Como ler para os pequenos desperta o
interesse deles para a leitura?
É assim que os pequenos vão percebendo o prazer que a
leitura pode proporcionar. Do ponto de vista afetivo, quando os pais leem para
as crianças, também se constrói uma memória positiva: a leitura passa a ser
associada a uma atividade prazerosa, aconchegante. Com o tempo e o
desenvolvimento da criança, ela vai descobrir um novo prazer, o de praticar
essa atividade de forma independente e autônima.
O que muda na vida da criança que
gosta de ler?
São muitos os benefícios da leitura. A criança se torna mais
concentrada, independente, com raciocínio mais rápido. Seu repertório é
ampliado, tanto do ponto de vista do conhecimento de mundo quanto de
vocabulário. Sua bagagem cultural é enriquecida, sem falar que a leitura é uma
atividade essencial para que a criança evolua, também, em sua própria escrita.
Como o hábito da leitura ajuda no
desenvolvimento dos pequenos?
Melhorando a capacidade de concentração, raciocínio,
ampliando o repertório para tomada de decisões, abrindo sua mente para
diferentes visões de mundo. São habilidades fundamentais para a vida de
qualquer ser humano, que vão ajudar durante toda a vida, seja nos estudos,
posteriormente no trabalho, na vida social, emocional etc.
Que tipo de livro é indicado para cada
faixa etária?
Geralmente, as crianças até três anos vão preferir os livros
mais coloridos, com mais ilustrações. A partir dessa idade, já começa a se
interessar por textos um pouco mais longos, até chegar aos pré-adolescentes,
sendo que o grau de interesse pode variar bastante em cada criança. As editoras
costumam trazer as indicações para faixa etária, que, embora corretas de um
ponto de vista classificatório, são apenas indicativos. Uma criança bastante
estimulada à leitura, por exemplo, pode já se interessar por livros
pré-adolescentes a partir dos 7 anos, assim que é alfabetizada. Para outras,
esse interesse pode vir um pouco mais tarde, e seu tempo também precisa ser
respeitado.
Considero bastante importante o contato com os livros
físicos, sejam de papel, tecido, EVA ou outro material. Os livros de banho, que
podem molhar, são excelentes para as crianças pequenas, desde os
recém-nascidos. É verdade que, no começo, o livro é um pouco como um brinquedo:
a criança vai morder, molhar, amassar. Ela merece ter esse direito, é assim que
vai associar a leitura a algo lúdico, divertido e, ao mesmo tempo,
enriquecedor. No mundo atual, o contato com a comunicação eletrônica (tablet,
celular) é inevitável, porém muitas pesquisas apontam que, ao menos nos dois
primeiros anos, a atividade digital não é benéfica para a criança, inclusive do
ponto de vista físico (prejuízo para a retina, por exemplo). Já alguns
pesquisadores defendem que um contato moderado com os meios digitais pode ter
algumas vantagens. Ponderando, acredito que o contato com o livro físico nesses
dois ou três primeiros anos traz muito mais benefícios e será determinante para
que a criança cresça com interesse pela leitura.
Gibis também são importantes para estimular
esse hábito?
Sem dúvidas! Primeiro, porque eles ajudam a criar o hábito
da leitura. Depois, porque eles próprios fornecem repertório à criança. Sou fã
incondicional da Turma da Mônica. E é também uma forma de estimular a autonomia
nos pequenos, transmitindo a mensagem: é importante que você leia, mas tem
liberdade para descobrir seu estilo preferido.
Quantos livros a criança deve ler por ano?
É difícil falar em números, porque algumas crianças são tão
apaixonadas por livros que poderiam extrapolá-lo facilmente. Agora, se a
criança, por exemplo, é agitada, tem dificuldade de se concentrar, os pais
podem tentar negociar com ela, elegendo um número: tudo bem, você pode brincar
com o que quiser, mas também tenha o seu tempinho de leitura, que seja um por
semana (se livros curtos) ou um por mês (quando a fase já é de ler livros mais
longos).
Dê algumas dicas que ajudam a criar o hábito
da leitura nos pequenos.
Em primeiro lugar, vem o exemplo dos pais. Filhos de pais
que leem costumam ter um interesse espontâneo e genuíno pela leitura. Além
disso, é importante incentivar as crianças a escolherem livros, seja em
livrarias ou em bibliotecas. Também, proporcionar a ela um ambiente adequado à
leitura, que permita a ela um momento agradável de silêncio para que possa se
dedicar a esse prazer. Se há irmãos de diferentes idades, proporcionar espaços
e momentos para que cada um possa vivenciar essa experiência individualmente.
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