TEXTO-ORAÇÃO PARA A SEXTA-FEIRA SANTA DE 2020


(da minha cabeça e coração)

Pai Nosso, eis que precisamos reaprender a rezar.

Se o Pai é “Nosso”, não posso apenas pedir por minha família e amigos. Peço por toda a humanidade, por todas as nacionalidades, e me deparo com o paradoxo: alguns sofrerão mais, sendo matematicamente impossível aliviar a todos na mesma medida. Diante desse conflito, quais as palavras certas para rezar sem egoísmo, na minha pequenez humana, preocupada com família e amigos? Como rezar direito, sabendo que alguns serão Cordeiro de Deus?

Que possamos aprender com a dor do outro, mas que não sejamos tão indiferentes ao sofrimento alheio. Que humildemente reconheçamos nossos limites, sabendo que somos o Outro do outro.

Não sei exatamente como é Deus, mas mantenho a confiança no Bem. Sempre muito inspirada por minha mãe nesta Terra, mantenho confiança em Maria, nossa mãe no Céu.

Mantenho confiança nos médicos, profissionais de saúde e pesquisadores, inspirados pela Luz do Bem. Tomemos as vacinas disponíveis, em conjunto com as orações. Deus é tão bom que inspira a Ciência. As da saúde e as demais ciências, iluminação do ser humano.

Seja feita a Vossa Vontade, a vontade do Bem, em nossa Terra. E, se humildemente puder ouvir a nossa vontade, que nos ajude a atravessar, com o alívio possível. Não é de Deus (do Bem) que vem o mal, então, “brotai em nós um coração que seja puro”.

O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje. Como lembrou um especialista em Economia (!), o pão é “nosso” e não “meu”. Lembremo-nos disso, sem deixar de reconhecer as idiossincrasias - minha avozinha dizia que “filhos eram como os dedos das mãos”.

Perdoai as nossas ofensas e nos ensinai a perdoar a quem nos tenha ofendido, porque esta arte do perdão é das mais difíceis. Não ouso dizer “assim como perdoamos”, seria mais correto “como tentamos perdoar”.

Mas livrai-nos do mal. Amém.

E intercedei por nós, Mãe Maria, que é cheia de Graça, bendita entre as mulheres, força feminina neste mundo tão masculino que até criou um sexo para Deus. Bendito é o fruto do vosso ventre, abençoai todos os Filhos e Filhas e todos os ventres. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores. Intercedei para que a hora da morte tenha seu tempo e permita seus ritos. Cuidai de nós, Humanidade, na Vida e na Morte. Permitindo a licença poética na Ave Maria, ajudai a preservar as vidas de quem tanto ama a Vida e a reconhece como Dom para o bem. Amém.

Não sei rezar, faço alguns versos. Faço alguns versos, como quem reza.

Érika de Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Não olhe para cima! (ou olhe, sim!!!)

Sapiens - um livro para ser lido e estudado