TEXTO-ORAÇÃO PARA A SEXTA-FEIRA SANTA DE 2020


(da minha cabeça e coração)

Pai Nosso, eis que precisamos reaprender a rezar.

Se o Pai é “Nosso”, não posso apenas pedir por minha família e amigos. Peço por toda a humanidade, por todas as nacionalidades, e me deparo com o paradoxo: alguns sofrerão mais, sendo matematicamente impossível aliviar a todos na mesma medida. Diante desse conflito, quais as palavras certas para rezar sem egoísmo, na minha pequenez humana, preocupada com família e amigos? Como rezar direito, sabendo que alguns serão Cordeiro de Deus?

Que possamos aprender com a dor do outro, mas que não sejamos tão indiferentes ao sofrimento alheio. Que humildemente reconheçamos nossos limites, sabendo que somos o Outro do outro.

Não sei exatamente como é Deus, mas mantenho a confiança no Bem. Sempre muito inspirada por minha mãe nesta Terra, mantenho confiança em Maria, nossa mãe no Céu.

Mantenho confiança nos médicos, profissionais de saúde e pesquisadores, inspirados pela Luz do Bem. Tomemos as vacinas disponíveis, em conjunto com as orações. Deus é tão bom que inspira a Ciência. As da saúde e as demais ciências, iluminação do ser humano.

Seja feita a Vossa Vontade, a vontade do Bem, em nossa Terra. E, se humildemente puder ouvir a nossa vontade, que nos ajude a atravessar, com o alívio possível. Não é de Deus (do Bem) que vem o mal, então, “brotai em nós um coração que seja puro”.

O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje. Como lembrou um especialista em Economia (!), o pão é “nosso” e não “meu”. Lembremo-nos disso, sem deixar de reconhecer as idiossincrasias - minha avozinha dizia que “filhos eram como os dedos das mãos”.

Perdoai as nossas ofensas e nos ensinai a perdoar a quem nos tenha ofendido, porque esta arte do perdão é das mais difíceis. Não ouso dizer “assim como perdoamos”, seria mais correto “como tentamos perdoar”.

Mas livrai-nos do mal. Amém.

E intercedei por nós, Mãe Maria, que é cheia de Graça, bendita entre as mulheres, força feminina neste mundo tão masculino que até criou um sexo para Deus. Bendito é o fruto do vosso ventre, abençoai todos os Filhos e Filhas e todos os ventres. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores. Intercedei para que a hora da morte tenha seu tempo e permita seus ritos. Cuidai de nós, Humanidade, na Vida e na Morte. Permitindo a licença poética na Ave Maria, ajudai a preservar as vidas de quem tanto ama a Vida e a reconhece como Dom para o bem. Amém.

Não sei rezar, faço alguns versos. Faço alguns versos, como quem reza.

Érika de Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeça de bacalhau

Kart In Jaguaré - Perigo!

E nos casamos...